“A revolução começa na cozinha e no campo!”

O Mesa Tendências desse ano mostrou a importância do Pequeno Produtor e a interação deles com os chefs e a gastronomia. Conhecemos através do Chef André Mifano, do …

910 0
10354805_736285619758999_5382176806454197112_n

O Mesa Tendências desse ano mostrou a importância do Pequeno Produtor e a interação deles com os chefs e a gastronomia. Conhecemos através do Chef André Mifano, do Vito, a produtora Tatiana Peebles que cultiva o Café Yaguara e tem feito experimentos com carne suína da sua própria criação orgânica, produtos que ainda não saem do Estado por questões sanitárias. A Fazenda Várzea da Onça. Pequenos produtores em Taquaritinga do Norte.

Lá os porcos são criados soltos, comem do bom e do melhor, brincam felizes e tem até nome. Além de escutarem Jazz e música clássica. Você pode estar se perguntando o porque disso, já que vão para abate. Não é porque se vai morrer que não se mereça viver bem. Essa é a diferença do pequeno produtor com relação as grandes indústrias. O Amor e o cuidado em todas as fases da produção.


” É custoso e difícil descobrir bons produtores e é
muito mais difícil ainda comprar deles”
André Mifano

Na fazenda, o plantio do café arábica se dá na sombra, sob árvores frutíferas e pés de Ipê e Pau-Brasil. Por ser sombreado, o fruto precisa de mais tempo para maturar do que outras espécies. Isso garante ao café um sabor mais doce do que o normal. “Eles são plantados em qualquer lugar onde haja espaço, não em fileiras como o usual”, explica Tatiana Peebles. A Fazenda também vende Mel, derivados de suínos.

Estamos lancando uma peticao para a liberacao do projeto de MINI ABATEDOURO SIF para suino, caprino, e ovino, que já foi aprovado por diversos órgãos do governo e agora esta no MAPA (Ministério de Agricultura). Esse projeto vai ajudar um monte de pequenos produtores que criam seus próprios animais e querem poder vender carne e embutidos direto para o consumidor Brasileiro. No caso da Yaguara, esse projeto iria permitir a continuação do ciclo fechado de criação e processamento. Ou seja, nos criamos, nos abatemos, nos processamos, e nos vendemos diretamente para você, presunto, bacon, pancetta, lardo, linguica, etc…. Você, que come produtos orgânicos, você que se preocupa com o pequeno produtor, você que quer saber a origem do que você esta comendo, vamos levar para a mesa dos Brasileiros o que há de melhor em nosso pais, comida feita com a alma!!! Assine e Ajude a pequena produção!

Compartilhe
In this article

Comente!