Bacalhau da Noruega grelhado com mandioquinha e laranja

Bacalhau da Noruega grelhado com mandioquinha e laranja

Na hora de fazer uma receita com bacalhau é preciso escolher o pescado certo entre os tipos que são encontrados no mercado. O peixe costuma ser um clássico nas ceias de Natal e Ano Novo de muitas famílias, e as dúvidas em torno desse peixe de águas geladas são muitas. O Conselho Norueguês da Pesca (CNP), mostra como escolher o autêntico Bacalhau da Noruega, além de indicar receitas que dão água na boca.

Para ter certeza que está levando o produto certo para casa, é preciso saber diferenciar todos os tipos de bacalhau. Algumas dicas:

O peixe, originário das águas frias e límpidas do mar da Noruega, é chamado de Gadus morhua. Não confundir com o Gadus macrocephalus

Existem também outras espécies da mesma família, também pescados da Noruega, que são denominadas peixe tipo bacalhau, como o Zarbo, o Ling e o Saithe, muito comum nos mercados

É muito importante analisar a cor do peixe, porque isso mostra a qualidade do produto. A coloração varia de acordo com o tipo de bacalhau e a cor branca não significa um produto melhor.

Para sair do clássico bacalhau com batatas e inovar nas festas de final de ano, o Conselho Norueguês da Pesca selecionou receitas saborosas, com ingredientes clássicos da culinária brasileira, para agradar aos paladares mais exigentes.

Ingredientes:
1kg de Bacalhau da Noruega
50ml de azeite de oliva
Cebolada de laranja
200g de cebola laminada
3 dentes de alho cortado em lâminas
150ml de azeite extra virgem
150ml de suco de laranja
Tomilho-limão a gosto
Sal e Pimenta-do-reino moída a gosto

Guarnição:
1,5kg de mandioquinha cozida em rodelas
3 dentes de alho cortado em lâminas
2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada
50ml de azeite extra virgem
Flor de sal a gosto

Modo de fazer:

Bacalhau: Grelhar o bacalhau pelo lado da pele até as postas ficarem douradas. Pincele com azeite.

Cebolada: Doure a cebola em azeite, junto com o alho, o louro e o tomilho. Misture o suco de laranja e deixe cozinhar em fogo brando. Tempere com sal e pimenta.

Guarnição: Salteie a mandioquinha em azeite com o alho. Tempere com flor de sal e polvilhe, no momento de servir, com a cebolinha francesa.