Piparkūkas

Piparkukas significa biscoito apimentado em letão, língua proveniente da Letônia, leste europeu. Este biscoito se assemelha aos gingerbreads americanos, mas com sabor mais acentuado de especiarias. As receitas …

5618 6
PiparKukas

Piparkukas significa biscoito apimentado em letão, língua proveniente da Letônia, leste europeu. Este biscoito se assemelha aos gingerbreads americanos, mas com sabor mais acentuado de especiarias. As receitas de família deixadas por nossas avós fazem parte desse legado europeu… Pra mim, esse é o Cheiro do Natal!

Vikings tinham predileção por cardamomo…  a Letônia foi uma área de passagem comercial entre os vikings e os gregos. E os povos que moravam nessa região participavam ativamente do comércio na região. A Letônia era conhecida por ser uma região onde havia muito âmbar, que no início e durante a idade média em alguns lugares, valia mais do que o ouro.  Letônia permaneceu um território soviético até que as reformas da glasnost estimularam o movimento de independência letão. O país tornou-se novamente independente a 21 de agosto de 1991. (Latvijas Republika) Como herança do domínio soviético, os russos constituem mais de 25% da população. Chega de história e vamos a receita?

Os PiparKukas lembram um pouco os Gingerbread Cookies, mas são ainda melhores, com toques de cardamomo e pimenta.

Ingrediente grupo 1:

1 kg de melado
1/2 kg de mel
100ml de leite
1/2 kg de açucar mascavo
1 colher de sopa de cravo da india em pó
1 colher de sopa de cardamomo em pó
2 colheres de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de sopa de nóz moscada em pó
2 colheres de sopa de pimenta do reino em pó ( se gostar das bolachas mais apimentadas ponha 3 colheres)

Ingrediente grupo 2:

1/2 kg de Fubá
2 kg de farinha de trigo
500 grs de manteiga
6 ovos inteiros bem batidos
1 colher de sopa de sal
3 colheres de sopa bem cheias de sal amoníaco ( comestível / normalmente você vai encontrar em farmácia).

PREPARO DA MASSA :  

Coloque todos os ingredientes do grupo 1 em uma panela, misture bem e deixe ferver por mais ou menos 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esta mistura esfriar completamente.  Assim que a mistura estiver fria , vá incorporando um a um todos os ingredientes do grupo 2 e gradativamente a farinha. Para isto você vai ter que “por a mão na massa” e  sovar bem até que a massa desgrude das mãos!

Deixe a massa pronta descançar por no mínimo 2 horas. Polvilhe uma superficie seca com farinha, abra pequenos pedaços da massa com o rolo de macarrão, deixando a massa aberta em uma espessura de mais ou menos 1/2 centímetro. Corte as bolachinhas no formato que preferir ou com o auxílio de moldes próprios para bolachas em motivos natalinos ( arvore de Natal – coração – bichinhos etc) . Coloque as bolachinhas em uma forma levemente untada com manteiga ou papel manteiga. Com um pincel passe gema de ovo batida na superfície de cada bolachinha e leve ao forno quente para assar até ficarem levemente douradas.

OBS: Você poderá assar as bolachinhas durante vários dias, pois o sal amoníaco só vai crescer após exposto em alta teemperatura. A receita rende maios ou menos 2kg a 2,5kg de biscoito pronto.  São deliciosas para acompanhar o cafezinho ou um bom vinho !

Fotos: www.poga.lv

Compartilhe
In this article

Comente!

6 comments

  1.   

    […] presente do Amigo Secreto Gourmet que fizemos em 2012 aproveitamos para fazer um Workshop de PiparKukas na loja da Fernanda Ribeiro Bolachas Decoradas. A Receita você pode ver […]

  2.   

    São DELICIOSOS esses biscoitos. Assim como a Dani disse, lembra o Gingerbread, mas o toque apimentadinho dá um tchan a mais! A amostra que eu ganhei acabou num piscar de olhos e eu já tô desejando/precisando de mais! Vamos ver se encontro os ingredientes por aqui!
    Você prefere eles na versão fininha como as da foto ou a mais grossinha? Achei que a textura combinou mto com os biscoitos mais grossinhos…
    Mas fiquei curiosa com esses da foto!
    Bjsss! :)
    E mais uma vez obrigada pelo presente lindo!

  3.   

    Rende bastante esta receita e as bolachas ficam com uma cor maravilhosa! Só não sei onde poderia encontrar melado, porque aqui na minha cidade acho que vai ser difícil.

    Bjs

  4.   

    Dani….obrigada por dividir esta delícia com a gente! Não conhecia e nem tinha ouvido falar…agora vou matar a curiosidade! Bjs!

  5.   

    Oi Adri, a receita rende maios ou menos 2kg a 2,5kg de biscoito pronto…. Feliz Natal

  6.   

    Dani, as lombrigas agradecem, ficam muito felizes e desejam um feliz Natal! Rs. Só uma dúvida, essa receita rende mais ou menos quantos biscoitos? Beijo!