Primeira edição do Festival Fartura na capital paulista!

Da exótica Damurida comida típica de Roraima, preparada por Denise Rohnelt, de Boa Vista, a uma costela do Rio Grande do Sul preparada ao vivo por Antônio Costaguta, …

3436 0
fartura

Da exótica Damurida comida típica de Roraima, preparada por Denise Rohnelt, de Boa Vista, a uma costela do Rio Grande do Sul preparada ao vivo por Antônio Costaguta, do El Topador de Porto Alegre, estarão presentes 100 atrações gastronômicas no Festival Fartura Gastronomia São Paulo, que acontece no Jockey Club no final de semana de 25 e 26 de junho.

O Festival Fartura São Paulo faz parte do Projeto Fartura Gastronomia, que realiza a Expedição Fartura Gastronomia e já mapeou a cadeia produtiva gastronômica (do campo ao prato) de todos os estados brasileiros inclusive o Distrito Federal, rodando mais de 60 mil quilômetros em cinco anos. Este conteúdo pesquisado é levado para os cinco eventos do Projeto que acontecem em Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte e o tradicional Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Estes eventos em 19 anos de existência já atraíram mais de 500 mil pessoas. O mesmo conteúdo pesquisado é desdobrado em canais de comunicação, que também fazem parte do projeto, que são os quatro livros premiados (Prêmio Jabuti e Gourmand) três filmes e redes sociais.

O Festival Fartura São Paulo é dividido em sete espaços gastronômicos dois palcos para atrações musicais e artísticas e área dedicada para Food Trucks.

-Espaço Chefs e Restaurantes: Entre as atrações, o visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País: Leonardo Paixão, do restaurante Glouton (Belo Horizonte, MG), trará para o festival seu prato Barriga de porco glaciada com teriaki de cachaça e farofa crocante; Wanderson Meideiros, do Picuí (Maceió, AL), servirá o Arroz cremoso de frutos do mar com cubos de queijo coalho; Onildo Rocha, do Roccia Cozinha Contemporânea (João Pessoa, PB), fará seu famoso Baião de dois.

Representando o estado de São Paulo, Tássia Magalhães, do Pomodori, servirá o Fusilli com ragu de linguiça, pancetta e polvo.

-Petiscos, Lanches e Doces: Entre as atrações, o visitante poderá encontrar as “comidinhas” que são referência no Brasil. Será possível provar quitutes como o Bolinho de feijoada, da chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca (Rio de Janeiro, RJ), o Fígado acebolado com pernil e jiló, de Ilmar de Jesus, do Casa Cheia (Belo Horizonte, MG), e o Sanduíche de pernil com molho kryptonita (maionese e salsão), de Jaques Borges, do Balcão do Mané (Florianópolis, SC).

Representando o estado de São Paulo, o chef Raphael Despirite, do Marcel (São Paulo, SP) com seu Hot dog francês.

-Espaço Produtos e Produtores: É dedicado à comercialização de produtos típicos de diversas regiões do país. Entre os presentes estarão à venda a Goiabada da Zélia, de Ponte Nova (MG), o Pé de moleque da Barraca Vermelha, de Piranguinho (MG), os queijos de cabra do Capril do Bosque, em Joanópolis (SP), a Cajuína e os produtos de caju do Cajuespi (Teresina, PI) e o Cacau e chocolate da Fazenda Leolinda (Uruçuca, BA).

-Cozinha ao Vivo: o público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs como André Lima de Luca, famoso internacionalmente por dominar as mais diferentes técnicas de churrasco, Antônio Costaguta, do El Topador (Porto Alegre, RS), com o Costelão e Parilla, Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô (Belo Horizonte, MG), com a Paella.

-Aulas: Chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar aulas teóricas abertas e gratuitas para o público. O espaço contará com aulas nos dois dias de evento, com Nina Horta, da Folha de S. Paulo, Isabela Raposeiras, do Coffe Lab (São Paulo, SP), com a aula sobre a valorização do café brasileiro e das cafeterias em São Paulo; Carlos Kristensen, do Hashi (Porto Alegre, RS); Telma Machado, da Fazenda Babilônia (Pirenópolis, GO), ministrado aula sobre Café da Manhã Sertanejo; Eliane Silva, do Pitu, com Pirão da Eliane (Aracajú, SE), em aula sobre o Pitu; Rita Medeiros e Rosa Nunes, da Cabana do Lago (Palmas, TO), ministrando aula com o tema “O que se come em Tocantins?”.

-Espaço Interativo: É um espaço reservado com bancadas que incluem fogão e utensílios para que cada aluno possa preparar os pratos sob a orientação de profissionais como Naiara Faria, do La Palma (Belo Horizonte, MG), Ana Soares, do Mesa III Rotisseria (São Paulo, SP), e André de Melo, do Bravo Catering (Belo Horizonte, MG).

-Espaço Degustação: É um ambiente para o público conhecer os métodos de preparo e degustar pratos típicos e exóticos de várias regiões do país, como a Baixaria e quindim de Açaí, do chef Deocleciano Brito (Rio Branco, AC), a Farofa e guisado de tartaruga, de Solange e Morubixaba (Macapá, AP), os Cogumelos da Amazônia, apresentados pelo chef Felipe Schaedler, do Banzeiro (Manaus, AM), a Damurida e paçoca de carne de sol, da chef e jornalista Denise Rohnelt (Boa Vista, RR).

Serviço: Festival Fartura São Paulo
Local: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim – São Paulo – SP
Datas e horários: 25 de junho, Sábado – 12h às 22h
26 de junho, Domingo – 12h às 20h

Compartilhe
In this article

Comente!