Sake do Iglu

Fomos no lançamento do Sake Japones Takasago Shozu. O Evento fou no delicioso restaurante Kosushi, no Itaim, em São Paulo. Aprendemos muito sobre Sake. Primeiro que sake não …

2186 0
iglu

Fomos no lançamento do Sake Japones Takasago Shozu. O Evento fou no delicioso restaurante Kosushi, no Itaim, em São Paulo. Aprendemos muito sobre Sake. Primeiro que sake não é a cachaça do Japão como muitos pensam, por isso se fazem caipirinhas de sake por aqui. O Sake na verdade é como se fosse um vinho, tomado inclusive em taça de vinho branco. Aqueles potinhos de madeira quadrada, tira parte da experiencia de degustar um  sake premium ( que não leva 30% de alcool de cereais como os demais) e nunca se deve colocar sal.

Harmonizamos tanto com pratos quentes (vai bem melhor) como com os frios.  Sake não harmoniza bem com shushi, porque ambos são feitos de arroz. Sakes premiuns são feitos com arroz mais polido, mais puro, e é fermentado em uma temperatura mais baixa e por mais tempo. Sim, sake é fermentado e não destilado como pode parecer…

 Takasago Shozu utiliza um dos métodos mais especiais para a produção de sake que acontece em um tipo de iglu chamado Himuro. Dentro do iglu, sacos de tecido cheios de mosto (moromi) são pendurados e, sem o uso de qualquer pressão ou contato com as mãos, gotas de saquê são recolhidas uma a uma. Este método teve início há 20 anos com a colaboração do laboratório Kokawa da Universidade Tokai, em Hokkaido.

Graças a essa condição natural e única, é possível manter um alto padrão no controle de qualidade, pois as gotas de saquê podem ser coletadas à noite sem pressa ou compressão. Este processo só é possível em lugares particularmente frios como Asahikawa, onde a temperatura atinge -15 ºC. São necessárias duas noites para finalizar o iglu de 10 metros de diâmetro, 2,7 metros de altura e 15cm de espessura.

O interior do iglu garante uma temperatura baixa e constante de -2 ºC, com 90% de umidade, o que previne a oxidação do saquê e a perda de aromas por evaporação.  O “Saquê do Iglu” pertence à categoria junmai ginjyo, o que significa que não tem adição de álcool etílico e seu grão de arroz tem um polimento de 50%, garantindo a pureza e qualidade superior da bebida. É um saquê seco e com um sabor suave e distinto, que o torna excelente para harmonizar com peixes grelhados e sashimi.

Taisetsu Ice Dome 720 ml = a partir de 120,00

Taisetsu Ice Dome 300 ml = a partir de 60,00

Compartilhe
In this article

Comente!